Janeiro em Coimbra: Arquivo, Oficina, Concerto

Vai realizar-se, no próximo dia 7 de Janeiro, a 2.ª sessão de apresentação do Po-ex.net na cidade de Coimbra. A sessão dedicada ao Texto-som, contará com a presença de Rui Torres, Luis Aly, responsável pela remistura sonora em tempo real, e terá como local-guest Nuno Miguel Neves, estudante do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e membro do projecto Vox Media.

Para 4 de Fevereiro está já agendada a 3.ª e última sessão, dedicada ao Texto-Código/Texto-Espaço, e que, para além da presença de Rui Torres e de Luís Grifu, contará com Sandra Guerreiro Dias como local-guest. Continue reading

«Dadá nunca ha muerto.»

No âmbito de um trabalho curricular nos seus tempos de estudante, Pere Sousa descobriu Kurt Schwitters. Tão violento foi o deslumbre que o jovem catalão abandonou o curso das Belas Artes para se dedicar em exclusivo ao mestre alemão. O resultado é o merzmail.net, um dos arquivos mais impressionantes no campo da mail art e Merz.

Os 130 anos Kurt Schwitters (e de Marcel Duchamp!) foram pretexto para uma conversa de tirar o fôlego, com Pere Sousa a partilhar o seu impressionante conhecimento sobre os detalhes da vida e obra de Kurt Schwitters.

Pere Sousa (Lleida, 1955) é o mentor da plataforma Merz Mail, dedicada não só à mail art, mas também à Poesia Sonora e Fonética, sendo que Kurt Schwitters ocupa um lugar central neste arquivo em linha. Em 1994, cria a Factoría de Activismo Cultural Merz Mail e, nessa mesma década, dedica-se a projetos como as zines P.O.BOX (1994-1999, 36 números) e 598 (2002-2015, 41 números), entre outras publicações monográficas, edições e traduções.

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«todos fazemos poesia fonética no dia-a-dia»

Fragas Falantes / Speaking Stones 1996-2016 dão expressão a duas décadas de trabalho gráfico do (não só) tipógrafo Jorge dos Reis, a par da Exposição “20 anos 20 tipos de letra” patente na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior na Covilhã.

Jorge dos Reis (Unhais da Serra, 1971) é o autor de três importantes tomos sobre O Desenho da Escrita em Portugal (Biblioteca Nacional de Portugal, 2012), destacando-se também a sua colaboração com Américo Rodrigues: Trânsito Local Trânsito Vocal (2004, cd-áudio).

Nos seus tempos de estudante, pendulava entre as Belas Artes e o Conservatório Nacional, onde frequentou canto, bem como aulas de Jorge Peixinho.

Esta duplicidade serviu de leitmotiv à conversa na sala 401 da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa no passado dia 25/10/2016. A entrevista passou no Hipoglote, programa de poesia sonora da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) que podem voltar a escutar.

 

Arquivo Vivo é Anarquivo!

A Po-ex.net: Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa vai realizar na cidade de Coimbra, ao longo de três sessões, a apresentação do seu arquivo. Os eventos, intitulados ARQUIVO VIVO É ANARQUIVO!, terão lugar nos dias 10 de Dezembro de 2016, 7 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2017, no Salão Brazil.

O dia 10 de Dezembro será dedicado Texto-Texto/Texto-Imagem, e contará com a presença de Rui Torres e Ana Carvalho. O local guest será Bruno Ministro.

Dia 7 de Janeiro será a vez do Texto-Som, numa sessão em que estarão presentes Rui Torres e Luís Aly. Nuno Miguel Neves será o local guest.

A última sessão, a realizar no dia 4 de Fevereiro, contará com a presença de Rui Torres e de Luís Grifu. Dedicada ao Texto-Código/Texto-Espaço, contará com Sandra Guerreiro Dias como local guest.

A entrada é gratuita e todas as sessões terão início pela 17 e 30.

The Literary Audio Symposium

Terá lugar na Universidade de Concordia, Canadá,de 2 a 5 de Dezembro próximos, o The Literary Audio Symposium.

O Simpósio nasce do esforço conjunto de um número alargado de instituições: do AMP Lab, da Universidade de Berkely, Califórnia, do Technoculture, Art and Games Centre (TAG Centre), do Centre for Oral History and Digital Storytelling (COHDS), ambos da Universidade de Concordia,  das Bibliotecas da Universidade de Concordia, mas, também, de investigadores e arquivistas da Universidade de Calgary, Universidade de Alberta, e Universidade Simon Fraser.

Partindo da constatação da proliferação, nos últimos anos, de arquivos sonoros em formato digital – caso do PennSound ou Cylinder Archive Project – e das possibilidades que estes contêm enquanto recurso para investigadores e ouvintes, o encontro estrutura-se em torno de 4 grandes objectivos

1) new forms of historical and critical scholarly engagement with coherent collections of spoken recordings;

2) digital preservation, aggregation techniques, asset management and infrastructure to support sustainable access to diverse collections of archival spoken audio recordings;

3) techniques and tools for searching and visualizing corpora of spoken audio (for features relevant to humanities research and pedagogy); and

4) innovative ways of mobilizing digitized spoken and literary recordings within pedagogical and public contexts.

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Pauline Oliveros (1932-2016)

Faleceu no dia 25 de Novembro, aos 84 anos de idade, Pauline Oliveros, uma das mais emblemáticas autoras da composição experimental contemporânea e autora dos conceitos de Deep Listening e de Sonic Awareness.

Para além de co-fundadora do San Francico Tape Music Center, na década de 60, um dos mais importantes pólos do experimentalismo electro-acústico da Costa Oeste dos Estados Unidos da América, leccionou no Mills College, bem como na Universidade da Califórnia, San Diego, onde dirigiu o  Center for Music Experiment entre 1967 e 1981.

Em 1993, seria incluida em Sensual Nature of Sound: 4 Composers – Laurie Anderson, Tania León, Meredith Monk, Pauline Oliveros, obra documental, dirigida por Michael Blackwood, acerca de 4 compositoras de Nova Iorque.

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Colóquio Internacional Les archives sonores de la poésie : Production, conservation, utilisation

Vai realizar-se em Paris, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, o Colóquio Internacional Les archives sonores de la poésie : Production, conservation, utilisation.
O Colóquio, organizado pelas Universidades de Paris-Diderot e de  Paris-Sorbonne, conta com o apoio da Escola Doutoral III de Paris-Sorbonne, da Usage des Patrimoines Numérisés (UDPN), do Instituto Universitário de França (IUF), do Instituto das Américas, (IdA), e com a parceria do Intituto Nacional de Audiovisual (INA) e da Double Change.

Do vasto programa em torno dos arquivos sonoros importa destacar algumas das intervenções: « Radio Free Poetry : PennSound@13 », que estará a cargo de Charles Bernstein; « Les traces acoustiques des poètes germanophones 1899-1932 », a cargo de Reinhart Meyer-Kalkus (Universidade de Potsdam); « Préserver l’archive / générer l’archive : Anne Waldman et la Jack Kerouac School of Disembodied Poetics », da autoria de Vincent Broqua (Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis); e, por último, « L’œuvre et la trace : quel statut pour l’archive dans la poésie action de Bernard Heidsieck ? », por Gaëlle Théval (Universidade Paris III-Sorbonne)

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Temporary Autonomous Zones: ISSTA 2016

Decorreu de 7 a 9 de de Setembro, na cidade de Derry, Irlanda do Norte, a 6.ª Conferência da Irish Sound, Science, and Technology Association (ISSTA), fundada em 2009 por Kerry Hagan no âmbito do Digital Music Arts Research Centre (DMARC) da Universidade de Limerick, Irlanda, sob o tema Temporary Autonomous Zones.

O título da conferência reporta-se diretamente a Temporary Autonomous Zone, obra de culto escrita por Hakim Bey, que viria a influenciar directamente os movimentos sociais de inícios dos anos 90. No caso presente a referência ganha um sentido ainda mais específico dado o passado recente da cidade e os conflitos que durante décadas aí ocorreram entre a comunidade católica e a comunidade protestante. Esta é, de resto, a primeira vez que a associação irlandesa vê o seu evento anual ser realizado na Irlanda do Norte, no Magee Campus da Universidade de Ulster em Derry. (fig. 1)

O Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura esteve representado por dois dos seus alunos, Nuno Miguel Neves e Tiago Schwäbl, associados ao projecto de investigação Vox Media – O Som na Literatura. (fig. 2 e 3)

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