Colóquio Internacional Les archives sonores de la poésie : Production, conservation, utilisation

Vai realizar-se em Paris, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, o Colóquio Internacional Les archives sonores de la poésie : Production, conservation, utilisation.
O Colóquio, organizado pelas Universidades de Paris-Diderot e de  Paris-Sorbonne, conta com o apoio da Escola Doutoral III de Paris-Sorbonne, da Usage des Patrimoines Numérisés (UDPN), do Instituto Universitário de França (IUF), do Instituto das Américas, (IdA), e com a parceria do Intituto Nacional de Audiovisual (INA) e da Double Change.

Do vasto programa em torno dos arquivos sonoros importa destacar algumas das intervenções: « Radio Free Poetry : PennSound@13 », que estará a cargo de Charles Bernstein; « Les traces acoustiques des poètes germanophones 1899-1932 », a cargo de Reinhart Meyer-Kalkus (Universidade de Potsdam); « Préserver l’archive / générer l’archive : Anne Waldman et la Jack Kerouac School of Disembodied Poetics », da autoria de Vincent Broqua (Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis); e, por último, « L’œuvre et la trace : quel statut pour l’archive dans la poésie action de Bernard Heidsieck ? », por Gaëlle Théval (Universidade Paris III-Sorbonne)

No final dos dois dias do Colóquio que está estruturado em torno de 5 eixos  – Novas tecnologias para a análise de arquivo não comprimidos; Preservação e Desenvolvimento de Arquivos; Como entender hoje os arquivos?; Utilização pedagógica e  o grande público; Novas abordagens críticas; Projectos -haverá ainda espaço para uma mesa redonda, composta por  Céline Pardo e William Chamay (Centro Georges Pompidou), Pascal Cordereix (Biblioteca Nacional), Eric Giraud (Centro Internacional de Poesia de Marselha), Emmanuelle Leroyer (Printemps des poètes) e Claude Mussou (INA), dedicada ao tema: ” Por um acesso público aos arquivos sonoros de poesia? Projectos em curso, locais possíveis, obstáculos e soluções…”

 

 

 

 

Share with: