Pauline Oliveros (1932-2016)

Faleceu no dia 25 de Novembro, aos 84 anos de idade, Pauline Oliveros, uma das mais emblemáticas autoras da composição experimental contemporânea e autora dos conceitos de Deep Listening e de Sonic Awareness.

Para além de co-fundadora do San Francico Tape Music Center, na década de 60, um dos mais importantes pólos do experimentalismo electro-acústico da Costa Oeste dos Estados Unidos da América, leccionou no Mills College, bem como na Universidade da Califórnia, San Diego, onde dirigiu o  Center for Music Experiment entre 1967 e 1981.

Em 1993, seria incluida em Sensual Nature of Sound: 4 Composers – Laurie Anderson, Tania León, Meredith Monk, Pauline Oliveros, obra documental, dirigida por Michael Blackwood, acerca de 4 compositoras de Nova Iorque.

Destacam-se, da sua longa produção escrita, Sounding the Margins, publicado em 2011, ‘The Collective Intelligence of Improvistion’, incluído em  Arcana V: Musicians on Music, Magic & Mysticism, publicado em 2010 com edição do próprio John Zorn, e Deep Listening: A Composer’s Sound Practice, de 2004. Seria também autora de inumeros artigos publicados em revistas como Leonardo Music Journal, MusicWorks, ou a Contemporary Music Review, entre muitas outras.

Da sua também extensa obra sonora destacam-se Reverberations, um conjunto de 12 CD’s contendo uma parte considerável da obra da sua obra; To Valerie Solanas and Marilyn Monroe in Recognition of Their Desperation, que inclui uma performance de 1970 e outra de 1977, e acerca do qual a autora diz

Shortly after it was published in 1968 the SCUM Manifesto by Valerie Solanas fell into my hands. Intrigued by the egalitarian feminist principles set forth in the Manifesto, I wanted to incorporate them in the structure of a new piece that I was composing. The women’s movement was surfacing and I felt the need to express my resonance with this energy. Marilyn Monroe had taken her own life. Valerie Solanas had attempted to take the life of Andy Warhol. Both women seemed to be desperate and caught in the traps of inequality: Monroe needed to be recognized for her talent as an actress. Solanas wished to be supported for her own creative work. Commissioned by the Music Department of Hope College, Holland Michigan, To Valerie Solanas and Marilyn Monroe in Recognition of Their Desperation had its premiere in 1970. Though everyone knew Marilyn Monroe hardly anyone recognized Valerie Solanas or took her Manifesto seriously. I brought the names of these two women together in the title of the piece to draw attention to their inequality and to dedicate the piece.

De destacar também o álbum em conjunto com Zeena Parkins, editado em 2015, pela Fundação de Serralves. Fazem parte deste disco, em vinil, o concerto de Oliveros em 2001 (a compositora voltaria a Serralves em 2011), e o de Parkins em 2004.

Aqui fica, para escuta profunda, o álbum de 1968, Extended Voices, que junta também nomes como John Cage, Alvin Lucier, e Robert Ashley. A faixa que abre o álbum, da autoria de Pauline Oliveros, é intitulada ‘Sound Patterns’ e  baseia-se num elaborado jogo fonético que nasce das variações do som sh, pondo a nú as possibilidades permutativas do aparelho fonador e construindo uma densa rede vocal que convida, naturalmente, a uma escuta cuidada e profunda.

Share with: