Janeiro em Coimbra: Arquivo, Oficina, Concerto

Vai realizar-se, no próximo dia 7 de Janeiro, a 2.ª sessão de apresentação do Po-ex.net na cidade de Coimbra. A sessão dedicada ao Texto-som, contará com a presença de Rui Torres, Luis Aly, responsável pela remistura sonora em tempo real, e terá como local-guest Nuno Miguel Neves, estudante do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e membro do projecto Vox Media.

Para 4 de Fevereiro está já agendada a 3.ª e última sessão, dedicada ao Texto-Código/Texto-Espaço, e que, para além da presença de Rui Torres e de Luís Grifu, contará com Sandra Guerreiro Dias como local-guest.

Também a 7 de Janeiro, com início marcado para as 14 horas, irá decorrer, no Salão Brazil, uma oficina prática, orientada pelo poeta sonoro Américo Rodrigues, através da qual se propõe a descoberta e a exploração das possibilidades/ potencialidades expressivas da voz. A participação terá um custo de 10€ e as inscrições podem ser feitas através do email servicoeducativo.jacc@gmail.com.

Ainda no dia 7, pelas 22 e 30,  haverá espaço, no palco do Salão Brazil, para uma apresentação única, em formato concerto, do encontro entre Américo Rodrigues (voz), João Ricardo (eletrónica) e José Miguel (contrabixo).

Estas actividades estão integradas no projecto DAS PALAVRAS NASCEM SONS DOS SONS NASCEM IDEIAS, coordenado pelo Serviço Educativo JACC, projecto que

foca a voz enquanto som, mensagem, resistência, agente de circulação da palavra. A palavra enquanto matéria plástica e a música como resultado da organização livre dos sons.

e no âmbito do qual foram desenvolvidas, em 2016, os seguintes eventos: Masterclass ‘A Poética da Voz’ e Performance ‘E no fim era o verbo’ (fotos), com Américo Rodrigues (23 e 24 de Fevereiro);  Residência artística do grupo Cabaret VoltagemBruno Ministro, Nuno Miguel Neves e Tiago Schwabl, entre Janeiro e Abril de 2016;
– Literatura à Margem, em parceria com o SESLA, no passado dia 6 de Dezembro;  Arquivo Vivo é Anarquivo, apresentação e remistura do Arquivo de Literatura Experimental Portuguesa, cuja 1ª sessão  decorreu no dia 10 de Dezembro.

Share with: