Breaking Down the Semantics of Language, An Interview with Maja S. K. Ratkje

Side 1: About the Technique

a. What is the relationship between composition and improvisation?

photo by Ann Iren Ødeby

photo by Ann Iren Ødeby

Besides composing, the performances I have done over the last twenty years using vocals, often with live electronics, and most often in an improvised setting, has also greatly influenced my composing, my methods and thinking about form, timbre, and the aspect of communication. I have also felt, while composing, the challenge of grasping some of that immediacy a performance gives. Over the last years I have combined performance and improvisations more and more with more traditional composing, perhaps starting with the Concerto for Voice which features me as an improvising soloist with an orchestra.

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Hipoglote: entre-escuta com Osvaldo Silvestre

OMS_1Hipoglote, de que já aqui falámos, recebeu, no passado dia 28, o Professor Osvaldo Manuel Silvestre que foi ao Estúdio 3 da RUC partilhar as suas reflexões em torno da voz e da linguagem, em circunscrição ramificada de uma possível definição de poesia sonora.

A conversa com Tiago Schwäbl amplificou-se, num primeiro momento, a partir da intervenção de Tomomi Adachi, em maio de 2016, no âmbito do projeto Kakania-Berlin, da autoria de S. J. Fowler, que o autor descreve como

one of the most satisfying and ambitious curatorial projects I have undertaken, supported, extraordinarily, by the Austrian Cultural Forum London and the Österreichisches Kulturforum Berlin.

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ISSTA 2016

Vai realizar-se entre 7 e 9 de Setembro próximo, a conferência anual da Irish Sound Science and Technology Association (ISSTA).  Esta é já a 6.ª edição do evento que irá, este ano, ter lugar na cidade de Derry, Irlanda do  Norte, e será subordinada ao tema (TAZ) Temporary Autonomous Zones.

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O evento contará este ano com as keynote speaks de Leigh Landy, director do Centro de Investigação em Música, Tecnologia e Inovação, da Universidade De Montfort, em Leicester, e editor da publicação Organised Sound, e de Liz Dobson, professora de Tecnologia Musical, na Universidade de Huddersfield, que trabalha também com a Yorkshire Sound Women Network.

Ao longo dos 3 dias do evento haverá também espaço para oficinas de formação. Uma primeira oficina estará a cargo de Gregory Taylor e Mark Henrickson, e uma segunda, dedicada ao circuit bending, estará a cargo de Nina Richards, também ela associada à Yorkshire Sound Women Network.

O projecto Vox Media estará representado por Nuno Miguel Neves, com uma comunicação intitulada Sound Poetry: Somewhere Between Phonotopia and Technophonia, e por Tiago Schwäbl, com uma comunicação intitulada Sound poetry: the voices that create language.

 

A Meaningful Meaninglessness. An Interview with Maja Jantar

Side 1: About the Technique

a. Which voice-techniques do you use in your performances? Do you have different modes of reading/ interaction/ improvisation?

mj_2I think the base is not to get hurt, I’ve found that you can do just about anything with your voice as long as you don’t force anything. Of course for some sounds you do use pressure, but the trick is to apply the right amount, and never more than necessary. The core of this comes from classical singing technique, where it is all about the resonances and the support. Both my parents are opera singers and I’ve been bathed in that world since my early childhood. Even though I did decide not to do conservatory I would be signing Mozart aria’s at home (when nobody would be listening) trying to figure out how to make the voice do the things I wanted it to do. I was lucky, and equipped with good genes and good ears, because my voice could really have gotten hurt by the things I did, I had to unlearn a lot of bad habits in the process. It took me years to figure out vocal support, and in fact what helped me most were not the few vocal lessons I got, but a week-long workshop with a French tai-chi master and choreographer, Thierry Bae. It’s there that I understood that support basically is breath, and not something like a muscle that one has to keep tensed in order to make sound. It happens organically.

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Hipoglote

Tiago SchwäblEstreia no próximo dia 21 de Julho, na Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o programa Hipoglote, da autoria de Tiago Schwäbl, aluno do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e membro do projecto de investigação Vox Media.

O programa Hipoglote: entre a voz e a palavra, pretende dar a conhecer os sons que percorrem o limbo entre a voz e a palavra, em áreas pouco conhecidas do público em geral. Do substrato da voz mais visceral – abaixo da glote – até aos harmónicos mais agudos do canto multifónico, passando por rituais esquimós, música eletrónica, gravações de campo, teatro radiofónico, composições para voz solo ou simples leituras de estórias, Hipoglote é um programa que pretende deambular pelas fronteiras da voz, tendo como ponto de partida a poesia sonora nos seus mais variados registos.

foto: Adam WalanusO programa contará, na sua emissão de estreia, com uma entrevista a Miguel Azguime,  que esteve em Coimbra a propósito do Encontro Nacional de Composição Musical: Perspectivas Educacionais, realizado no Conservatório de Coimbra entre 11 e 12 deste mês.

Hipoglote, programa semanal dedicado à poesia sonora e às fronteiras da voz, vai para o ar todas as 5as, à 1h da manhã. Pode ser ouvido, noite fora, em live streaming aqui ou em qualquer aparelho de rádio em 107.9FM.

 

 

Materialidades da Literatura 2016-2017: candidaturas às bolsas

42_matlit_handbook_19set2014O programa de doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura» (Programa de Doutoramento FCT) abre candidaturas para a edição com início em 2016-2017 (10 vagas). As candidaturas decorrem de acordo com os prazos seguintes:
2ª fase: 1 de junho a 15 de julho de 2016 (10 vagas)
3ª fase: 24 de agosto a 5 de setembro de 2016 (sobrantes da 2ª fase)

O programa de doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura» (Programa de Doutoramento FCT) atribuirá 5 bolsas de doutoramento para a edição com início em 2016-2017. O edital referente a este concurso é publicado a 1 de junho de 2016 no sítio web do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e o concurso para as bolsas de doutoramento estará aberto entre 1 e 15 de julho de 2016.

Ver mais informações aqui.

MATLIT, v. 5 (2017): Call for Papers & Call for Sounds

MATLIT, 2017, vol. 5
VOX MEDIA: O Som na Literatura | Sound in Literature | El Sonido en la Literatura
Editores: Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra)
Felipe Cussen (Universidade de Santiago do Chile)
Call for Papers (MATLIT vol.5) [full text in PDF format]

[Português]

O volume 5 de MATLIT explora aquilo a que chamamos a literatura enquanto VOX MEDIA: a voz enquanto meio da literatura e as perturbações que o meio sofre pelo efeito combinado da performance e das tecnologias de mediação, representação e reprodução, sem esquecer a tensão entre corpo e tecnologia, entre a audibilidade/inaudibilidade do texto, entre o som e o sentido, entre a presença física ou a ausência do autor, etc. A intenção é, não apenas, a de produzir o catálogo e compêndio dos efeitos contemporâneos da VOX MEDIA sobre a noção de literatura, mas a de produzir uma arqueologia da VOX MEDIA e de todos os fenómenos recalcados pela sua invisibilidade histórica.

Os artigos devem ser apresentados até 31 de outubro de 2016. Para apresentação de artigos, os autores têm de registar-se no sistema da revista: http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/login Consultar instruções para autores: http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/about/submissions

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Alessandra Eramo em Coimbra

Neste mês de Abril, Alessandra Eramo, sound artist, vocalista e compositora italiana radicada em Berlim, virá a Coimbra, a convite do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, para duas actividades: dia 27 no Salão Brazil e dia 28 na FLUC.

aeramoNa noite de 27 de Abril, quarta-feira, pelas 22 horas, quem se deslocar ao Salão Brazil poderá assistir ao “Gesticular da Voz. Solo para Voz e Electrónica“, performance para a qual a artista criou uma colagem (sonora) com base num vasto leque de técnicas vocais e paisagens sonoras urbanas e industriais.

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Cabaret Voltagem

Vai realizar-se, no próximo dia 13 de Abril, o Cabaret Voltagem. O evento é o culminar de uma residência artística efectuada no Salão Brazil por Bruno Ministro, Nuno Miguel NevesTiago Schwäbl, alunos do Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura».

CabaretVoltagemA residência artística realizou-se entre os meses de Janeiro e Março, a convite do JACC, e está integrada no projecto Das Palavras Nascem Sons dos Sons Nascem Ideias, que é descrito pelo Serviço Educativo do JACC como um “projeto multidisciplinar que visa abordar as zonas de fronteira disciplinares e os cruzamentos de medium, focando a voz enquanto som, mensagem, resistência, agente de circulação da palavra.”

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