Frederico Fernandes & Polipoesia na FLUC

No mês de dezembro, estará na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Professor Frederico Fernandes (Universidade Estadual de Londrina), para um conjunto diversificado de atividades.

Dia 5 de dezembro, haverá lugar para o curso breve “Entendendo Polipoesia” que se realizará entre as 14h30 e as 18h00.

No dia 6, tempo para o lançamento de Polypoetry 30 years 1987-2017, obra que celebra os 30 anos de publicação do Manifesto da Polipoesia assinado por Enzo Minarelli. O livro, editado pelo poeta italiano Enzo Minarelli e pelo Professor Frederico Fernandes, na imprensa da Universidade Estadual de Londrina, Eduel Internacional, pretende desenhar mapas sobre manifestações de polipoesia na Europa e nas Américas. Reúne estudiosos e artistas ( Rod Summers, Lis Costa, Jean-Pierre Bobillot, ou Luis Alvarado, entre outros) que dedicaram o seu trabalho para entender as expressões de vanguarda em linguagens impressas, sonoras e visuais, bem como para demonstrar como o experimentalismo afeta o mundo numa perspectiva política e estética.

“Polypoetry represents that kind of totality poets have been looking forward to finding out since ever. And in a way, it is a complete performance from manifold points of view, electronic experimentalism can effectively be coupled with language. That of the language is a very important element, because we always have to start from it, trying to overcome the typical anxiety of the message at any cost, but at the same time, as we have always stated, the polypoets have the responsibility to set their own aim towards literature, an alternative path to reach the great achievements of official poetry”

No lançamento do livro contaremos com a presença de um dos editores do livro, o Professor da Universidade Estadual de Londrina, Frederico Fernandes e com a participação de Nuno Miguel Neves e Diego Giménez.  Será às 18 e 30, no Salão Brazil.

O lançamento do livro integra-se nas atividades do Programa de Doutoramento “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura” da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra, com o apoio do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas. O Salão Brazil e o Serviço Educativo JACC co-organizam o evento como anfitriões.

Por último, no dia 7 de dezembro, haverá espaço para o seminário “O Ato da Palavra: Poesia, Performance, Coletivos e Redes Afetivas”,  entre as 17h00 e as 20h00.

Frederico Fernandes tem trabalhado sobre as relações entre oralidade, sonoridade e literatura. É autor de vários livros e colectâneas sobre o tema, além de artigos, assina também a tradução de algumas obras.  Foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período em que coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Actualmente coordena o Portal de Poéticas Orais. Mestre e doutor em Letras, participou em estágios de pós-doutoramento no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University – 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES – Università di Bologna – 2014-2015). Desde 1998, é professor na Universidade Estadual de Londrina, na qual desenvolve actividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação.

Todas as sessões serão abertas à Faculdade e representam uma organização conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e do Departamento de Línguas, Literaturas, e Culturas da FLUC.