A décima edição da Mostra de Arte Sonoro e Interativo volta a insuflar Madrid entre 5 e 25 de Março de 2018.
O Festival, sob a direção de Maite Camacho, convoca os habituais destaques, residências e oficinas a bafejar a seguinte proposta:
Vamos a experimentar las posibilidades de la escucha del futuro presente, micrófonos en huertos y jardines, instrumentos musicales a partir de objetos mundanos o herramientas complejas y vanguardistas. Loops modificados mediante programación algorítmica en directo, instalaciones reactivas, sonido analógico y digital, deconstruido y formateado,ondas electromagnéticas atravesando nuestros cuerpos, haciéndonos vibrar con sonidos que nos sobrevivirán desde el mañana, de la tierra a la máquina, del pasado al futuro de la Muestra de Arte Sonoro e Interactivo, IN-SONORA.
Destacamos Ursonate Karaoke, que acontecerá entre 22 e 25 de Março às 19h no pátio de La Casa Encendida, nº.2 da Ronda de Valencia em Madrid. Para quem já ouviu 1 a Ursonate do alemão Kurt Schwitters (1887-1948), a aposição de ‘Ursonate’ e ‘Karaoke’ soa particularmente feliz.
O duo catalão CaboSanRoque — Laia Torrents e Roger Aixut — promete uma interpretação mecanicamente mais extravagante:
La fonética y las dinámicas de la grabación de Kurt Schwitters son sustituidas por sonidos generados en directo a partir de interferencias electromagnéticas producidas por diferentes fuentes lumínicas, como sílabas de letras de neón, fluorescentes o lámparas de incandescencia y motores eléctricos.
Uma outra nota para o som da vigilância — Surveillance Music — na Swinton Gallery (Miguel Servet 21, em Madrid) entre 6 e 17 de Março:
A instalação de Peter Breitenbach (1987) desfaz a insonorização das técnicas de acesso a dados privados através da amplificação do campo electromagnético gerada pela aproximação entre a escuta e o pensamento, ou seja: entre microfones e discos rígidos.