Make it Heard

Foi lançado no final do ano passado o selo fonográfico digital Berro, uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, coordenado pelo professor Fernando Iazzetta, com o objectivo de disponibilizar

Unheard noises, unlikely soundscapes, unknown musics, historical sounds. Berro is a Brazilian netlabel focused on music and sound you may not hear elsewhere.

Make it Heard é a primeira publicação disponibilizada pela Berro, e conta já com três volumes (1, 2, e 3) que somam 26 trabalhos, realizados entre 1968 e 2019.

No primeiro volume, por exemplo, encontram-se 11 obras sonoras compostas por Cildo Meireles, Lílian Campesato e Rogério Duprat, entre outros. O segundo volume traz dez obras, como o Poema de Repetição, de Paulo Bruscky, e 5 Peças para Microvocalidades, de Flora Hoderbaum.  No terceiro volume ouvem-se cinco obras de artistas como Ricardo Basbaum, Leandra Lamert e Alexandre Fenerich.

 

Como se pode ler no Bandcamp da editora

‘Make it heard’ (Volume I, II and III) is a compilation of contemporary sonic production in Brazil, in areas such as improvisation; installation; instrument-building; new media; performance art; electroacoustic music; poetry; radio art; and vocal experimentation. In this book, a generation of young scholars discusses a body of artwork that spans almost 60 years, through an attentive ear to material, historical, social and political circumstances. As most of the artworks discussed are not available to the public, we tried to offer to the potential reader/listener a sample of the recent Brazilian sound art production. The title ‘Making it Heard’ indicates the context in which this production takes place, oscillating between the persistence of a colonial and patriarchal structure and the pursuit of a libertarian and democratic perspective. ‘Make it Heard’ expresses a sense of urgency in making this body of work audible, one that we hope to continue in the next few years: recovering, archiving and publishing Brazilian production in this field.

Fernando Iazzetta e Rui Chaves, responsáveis pela selecção dos trabalhos, lançaram em dezembro passado, Making it Heard: a History of Brazilian Sound Art 1 pela mão da britânica Bloomsbury Academic. O livro traz uma coletânea de artigos que dão uma visão nacional e latino-americana da arte sonora, uma área de estudos dominada por uma perspectiva europeia.

 

Share with: