4 álbuns para escutar entre 2017 e 2018

2017 está já a chegar ao fim. Momento mais que propício, portanto, para que aqui se faça um breve resumo do que foi o ano, no que diz respeito à edição de obras relacionadas com o universo da Poesia Sonora, e para deixar 4 sugestões que pedem escuta atenta no ano que se avizinha.

23659146_1425494704216173_3618757645497175786_nUma primeira nota a merecer destaque, pelo que isso representa para a poesia experimental em Portugal, é a notícia do lançamento de um novo álbum de Américo Rodrigues. Chamar-se-á “Parlatório” e conta com a colaboração habitual de César Prata ( Aorta Tocante [2005]; (Cicatriz:ando [2009]; Porta-Voz [2014]), mas também de José Neves (dramaturgia da voz e montagem); Nuno Veiga (sound design); e Tiago Rodrigues (desenho gráfico).

Pensado a partir da experiência do autor nas oficinas de escrita criativa ministradas no Estabelecimento Prisional da Guarda, e de testemunhos aí recolhidos, “Parlatório” apresenta-se como uma viagem por um universo sonoro povoado por referências vocais e textuais mas também por elementos e sonoridades electrónicas naquele que é um dos trabalhos mais contemporâneos de Américo Rodrigues.

cd_090Nota também para o lançamento de alguns trabalhos de natureza retrospectiva. Phonosensitivity (Sound Poems 1979-1987), editado pela Pogus Productions, reúne trabalhos inéditos de Enzo Minarelli, realizados entre 1979 e 1987, como o nome do álbum deixa adivinhar. Enzo Minarelli é um nome incontornável na história da Poesia Sonora não só pela sua produção poética mas também por um conjunto de outras obras. Neste âmbito são de salientar As Razões da Voz. Entrevistas com Protagonistas da Poesia Sonora do Século XX, obra de 2014 que reúne um conjunto de entrevistas feitas por Minarelli a autores como Steve McCaffery ou Bernard Heidsick, ou ainda La Voce Regina, uma compilação online de Poesia Sonora.

 

R-10430437-1497277740-8425.pngTambém o autor italiano Arrigo Lora-Totino vê a publicação de uma retrospectiva do seu trabalho. O álbum intitula-se “Out Of Page” e é publicado pela norte-Americana Recital, a responsável pela edição de “Epigenetic Poetry” de Giovanni Fontana, em 2016, pelas reedições de “Poems and Metapoems”, de Dick Higgins, já em 2017, e de “Voooxing Poooêtre”, em 2015, para citar apenas alguns trabalhos. O álbum reúne trabalhos realizados entre 1968 e 2000 com selecção a cargo de Giovanni Fontana. É o caso das faixas 7 e 8, retiradas de “Trio Prosodico”, um dos trabalhos mais conhecidos do autor, editado pela Slowscan em 1978 e recuperado pela Holidays Records em 2016.

 

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R-9912293-1488537590-8648.jpegA Farewell Performance é uma obra fundamental na carreira meteórica (1976 a 1978) do colectivo Britânico JGJGJGJG (Chris Cheek, Lawrence Upton, e P. C. Fencott). Publicado pela primeira vez em 1978 pela icónica Balsam Flex, foi também reeditado. O trabalho esteve desta vez a cargo da Holandesa Slowscan que tem feito, de resto, um trabalho notável na recuperação de obras da Poesia Sonora. A mesma Slowscan foi também responsável pela reedição de uma obra conjunta de Bob Cobbing e Francois Dufrene, de 1966.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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