Sonificação Musical de Texto: d’ Os Lusíadas ao Twitter

26112444_1873608652950792_8077373182069074431_nO projecto  DAS PALAVRAS NASCEM SONS DOS SONS NASCEM IDEIAS, da responsabilidade do Serviço Educativo do JACC, continua as suas actividades.

Desta vez trata-se de um evento que dá pelo nome de ‘Sonificação Musical de Texto: d’ Os Lusíadas ao Twitter’, uma actividade que terá lugar no Salão Brazil, no próximo dia 27 de janeiro, pelas 16 horas. Estarão presentes Ângela Coelho, Mariana Seiça, Pedro Martins, e Amílcar Cardoso.

Nesta sessão, Pedro Martins e Amílcar Cardoso começarão por contextualizar a Sonificação enquanto área de estudo académica e ferramenta criativa e utilitária. De seguida, Ângela Coelho e Mariana Seiça apresentarão dois projectos académicos sobre Sonificação musical aplicada, respectivamente, à Literatura, através do mapeamento de dados do poema épico ‘Os Lusíadas’ e ao Twitter.

Sobre a ‘Sonificação Musical d’Os Lusíadas’, cuja apresentação estará a cargo de Ângela Coelho, lê-se na página do evento disponível nas redes sociais

Sonificação Musical da Epopeia Portuguesa’ é um projecto inserido no campo da Sonificação Musical que consiste na construção de uma aplicação que mapeia os dados do poema épico português – Os Lusíadas – de Luís de Camões, em sons. A estrutura, características e intervenções das personagens são transformadas em diferentes abordagens sonoras que são ouvidas pelo utilizador. Para além disso, o utilizador pode navegar pelas diferentes divisões do poema e seleccionar a informação e secção que pretende ouvir. Criando assim, uma nova forma de leitura e interpretação d’Os Lusíadas.

A apresentação de ‘O Som dos Dados. Sonificação Musical de Emoções Expressas no Twitter’, estará a cargo de Mariana Seiça, a propósito da qual se diz

A entrada das novas tecnologias no quotidiano estabeleceu uma série de ferramentas de comunicação online diária, que permitiram aos utilizadores a partilha de opinião face a acontecimentos nacionais e mundiais. Este projecto procura unir este fenómeno das redes sociais com a área da Sonificação, utilizando o Twitter para extrair emoções dos utilizadores e mapeando-as a variáveis musicais. O objectivo é então explorar o potencial da música em traduzir dados de uma natureza tão pessoal e complexa como as emoções humanas, criando novas formas de interpretação e compreensão das mesmas.

Para uma leitura mais extensa do projecto de sonificação, e dos seus procedimentos, não deixe de ler A Portuguese Epopee Seen Through Sound, artigo da autoria de Ângela Coelho, Pedro Martins, e Amílcar Cardoso, resultante da comunicação apresentada no passado mês de Julho, em Lisboa, na 5th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X.

 

Share with: