Annita Costa Malufe, novo membro do VOX MEDIA

O projeto VOX MEDIA. A Voz na Literatura conta com um novo membro na sua equipa. Trata-se de Annita Costa Malufe, professora universitária e poeta.

Annita Costa Malufe é investigadora na Universidade de Salamanca (Contrato María Zambrano), junto ao Grupo de Investigación Reconocido Estudios Portugueses y Brasileños. No Brasil, é bolseira Produtividade em Pesquisa do CNPq e docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, onde orienta teses desde 2013. É investigadora colaboradora do ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa), da Universidade do Porto, integrando núcleo voltado à performance e poesia. Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, é autora dos livros de ensaios: Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (2006) e Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (2011), ambos com financiamento FAPESP. Realizou duas pesquisas de pós-doutoramento: na USP, “Traços de Beckett na literatura contemporânea” (bolsa CNPq); e na PUC-SP, “Procedimentos literários em Gilles Deleuze” (bolsa FAPESP). Dedica-se ao estudo de pensamentos poéticos nas interfaces com a filosofia da diferença francesa, em especial Gilles Deleuze, e às interconexões da escrita com a performance e a voz, em autores brasileiros contemporâneos e em escritores de língua francesa, em especial Samuel Beckett, Christophe Tarkos e Georges Aperghis. É autora de sete livros de poemas, dentre os quais, Alguém que dorme na plateia vazia (7letras, 2021). Desenvolveu com o compositor Silvio Ferraz a performance “poema-em-música”, um dos desdobramentos de suas investigações, práticas e teóricas, em torno da voz na poesia.

Para assinalar a sua integração nos trabalhos do projeto, Annita Costa Malufe fará, em julho de 2024, uma das conferências do ciclo que em breve se iniciará. A conferência terá por título “A voz, massa líquida”.