Conferência de Pedro Serra sobre a voz de Paul Celan

Como aqui anunciámos, a segunda conferência do ciclo atual de conferências do VOX MEDIA deveria ter sido a de Pedro Serra, com o título “Arqueofonia Revisitada: o caso da voz de Paul Celan”. O ataque de que este site foi vítima inviabilizou, porém, a realização da conferência na data prevista, no mês de janeiro. Informamos, pois, que a conferência terá lugar no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 17h, via Zoom.

Eis um resumo da conferência:

É intrépida e precisa a peça textual – «L’ayant écouter lire», congregando apenas trezentas e trinta e uma palavras – que o autor de L’encre de la mélancolie, Jean Starobinski, dedicou a Paul Celan. A começar pelo título da versão original da nótula, singular na sua composição e género, onde se esperariam as determinações discursivas da necrologia. Eis a singularidade de «L’ayant écouter lire»: é e não é um obituário. Uma mudança aproximativa e literal para a língua portuguesa do título poderia ser «Depois de escutá-lo ler» ou «Depois de o escutar ler». Contudo, não satisfaz plenamente por várias razões. A forma verbal «L’ayant», particípio presente do verbo avoirter ou haver –, não já na sua inscrição escrita, mas na sua dimensão sónica, atrai outros vocábulos e semas. É o caso de ‘léant’, que significa ‘apoiado’ ou ‘inclinado’. Ou, ainda, quer ‘liant’, com o sentido de ‘aglutinante’; quer ‘lient’, podendo ser traduzido por ‘união’ ou ‘enlace’, admitindo inclusive a declinação de número: ‘enlaces’, ‘uniões’. Escrita no intervalo do luto pelo poeta que se suicidou – amigo e também confidente de Starobinski, a que não foi alheia a sua condição de psiquiatra –, a pregnância diabólica do título que lhe foi concedida, como argumentarei, é tão-só uma amostra mínima das dificuldades e emperros das 331 palavras atraídas para o campo de forças relativamente autónomo do texto.

Pedro Serra (1969) é Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Salamanca, onde é responsável da Área de Filologia Galega e Portuguesa, coordenador da Cátedra de Estudos Portugueses IC/USAL e da Cátedra de Estudos Galegos XUNTA/USAL. Investigador Principal do GIR em EstudosPortugueses e Brasileiros – que integra o Colaboratório Europeu de Estudos Brasileiros COLEEB –, é membro investigador do grupo HELICOM (Autónoma de Madrid), do CRIMIC (Sorbonne), do CLP (Coimbra) e do ILC (Porto). Dirige, no Departamento de Filologia Moderna, o mestrado em Estudos da Ásia Oriental MELYCA.

Recordamos ainda que as conferências do VOX MEDIA pressupõem inscrição prévia. Segue-se o formulário de inscrição na conferência.

Share with: