Conferência de Mafalda Lalanda sobre audiolivros

A próxima conferência do projeto VOX MEDIA. A Voz na Literatura, caberá a Mafalda Lalanda, terá como título “Escutar além da página: Sobre a experiência literária do audiolivro em Portugal” e decorrerá no dia 15 de fevereiro pelas 18h, por Zoom.

Apresentamos um resumo da conferência:

O audiolivro não é uma novidade, mas também já não é o mesmo. No século XXI, caminhar na rua com auscultadores nos ouvidos emparelhados num smartphone é cada vez mais recorrente, bem como a presença das vozes sintéticas. Contudo, e apesar de a leitura com os ouvidos contar com cerca de século e meio de história (desde as máquinas falantes às plataformas de streaming), ainda se reviram os olhos quando alguém afirma ler um audiolivro. Afinal, onde e como tem circulado o audiolivro em Portugal? E como é que a passagem para o digital terá afetado a experiência literária? A partir do levantamento em curso de obras lançadas por projetos acústico-editoriais nacionais pretende-se acompanhar a expressão do CD, MP3 e streaming, recontextualizando tais opções nas suas condições tecnohistóricas e socioeconómicas. Uma comunicação que resulta de uma análise retrospetiva do trabalho desenvolvido até ao momento no âmbito do projeto de investigação “A escuta como leitura aural: a medialidade literária do audiolivro”.

Mafalda Lalanda (Coimbra, 1995) é doutoranda em Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseira FCT (2021-2025) com o projeto de investigação «A escuta como leitura aural: a medialidade do audiolivro». Licenciou-se em Português (2016) na mesma instituição de ensino e concluiu o mestrado em Edição de Texto (2018) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Do seu percurso interdisciplinar, e propício à escuta, fazem parte o Conservatório de Música, a Royal Academy of Dance e a Rádio Universidade de Coimbra, mas também a edição independente. Desde a página impressa às ondas acústicas, tem-se desafiado a pensar com os ouvidos e a explorar os caminhos da auralidade. Atualmente tem marcado presença em colóquios nacionais e internacionais, frequentado formações académicas e participado em projetos de investigação baseados na experimentação artística. Com Elizama Almeida, levou para a rua o projeto Autos sem Fé (2023) – um ciclo de leituras encenadas a partir da vocalização do arquivo referente às mulheres condenadas pela Inquisição em Portugal (TAGV & 23 Milhas).

Recordamos que as conferências do VOX MEDIA pressupõem inscrição prévia no formulário abaixo.