Conferência de Nuno Miguel Neves sobre Poesia Sonora

A primeira conferência do ciclo de conferências 2023-24 do VOX MEDIA terá lugar no próximo dia 29 de novembro de 2023, pelas 18h, estará a cargo de Nuno Miguel Neves e terá como título “La poésie sonore (n’)existe (pas): Ar/quivo, (im)possibilidades e algumas dificuldades”.

Resumo: Entre janeiro e abril de 2023 tive a oportunidade de desenvolver trabalho de pesquisa na área da poesia sonora, nas coleções da Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos da Universidade de Yale. Proponho-me, a partir do encontro com estas coleções, e a partir de texto de Jean Pierre Bobillot, que empresta o título à presente comunicação, elencar um conjunto de questões que se prendem com as impossibilidades e dificuldades de arquivo da poesia sonora e/ou da sua (sempre (im)possível) (in)definição, mas também com as possibilidades, com as relações interdisciplinares e com a viagem (Henri Chopin dixit) que eles permitem.

Nuno Miguel Neves é doutorado em Materialidades da Literatura com uma tese sobre Poesia Sonora. É também licenciado em Antropologia, área social e cultural, pela Universidade de Coimbra e tem uma Especialização em Estudos Artísticos pela mesma Universidade. Os seus interesses centram-se sobretudo nas questões da voz, poesia sonora, ruído e movimentos de vanguarda. Tem publicações e comunicações sobre poesia sonora e experimental, cultura digital e ainda ampla atuação no domínio das atividades de extensão universitária. Tem vindo também a explorar a literatura marginal e a contracultura no Portugal de 70’s e organizou e editou, em 2022, saíamos em bandos disparando brita, prata, fumos: antologia de João Carlos Raposo Nunes, publicado na Maldoror. Em 2021 foi Leitor do Instituto Camões na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Entre janeiro e abril de 2023 foi bolseiro Ezra Pound na Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos da Universidade de Yale, EUA. Atualmente é Professor de Estudos Portugueses na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado e dirige o Centro de Língua Portuguesa na mesma instituição.

Segue-se o formulário de inscrição na conferência.