Vozes no teatro vicentino… Colóquio Internacional Gil Vicente na mudança dos tempos

No próximo dia 24 de novembro, um dos investigadores de Vox Media, Nuno Meireles, participará no Colóquio Internacional Gil Vicente na mudança dos tempos

O doutorando em Materialidades da Literatura falará de

Vozes de mortos, vivos, alegorias e risos. Ou de como falam os géneros vicentinos.

Como fala um diabo? Como será a voz de um morto? Um conceito pode falar? Como se escreve uma gargalhada? Vicente, no seu teatro, responde a estas questões com uma imensidão de personagens sobretudo em três géneros dramáticos: farsas, tragi/comédias e moralidades. Escreve para vozes e descreve vozes. Coloca enganadores a mentir, mortos revoltados com a sua morte, alegorias em linguagem corrente e quase todos a soltarem gargalhadas metrificadas. Vemos, então, em todas estas personagens a voz nos géneros vicentinos.

O evento tem organização de José Camões do Centro de Estudos de Teatro/FLUL e conta com a Conferência de José Augusto Cardoso Bernardes, do CLP/FLUC.

10.00h – Abertura
10.15h – José Augusto Cardoso Bernardes | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Gil Vicente: o Todo e as Partes
11.00h – Márcio Muniz | Universidade Federal da Bahia