---

Editorial

Car@ reader reader,

VOX MEDIA é um projeto de pesquisa do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da FLUC. O projeto visa pensar a literatura enquanto materialidade sonora, vocal e performativa, em perspetiva arqueológica ou marcada pela modernidade das tecnologias de mediação e reprodução e do experimentalismo a elas associado. Nesta Newsletter iremos dando notícia de eventos que interessam ao VOX MEDIA e das nossas próprias atividades

 

26/4/2024

Vozes Femininas do Neo-Realismo

8ª edição das comemorações do Dia Mundial da Poesia no Museu do Neo-Realismo

Entre 1946 e 1950, Manuela Porto  e Maria Barroso realizaram em conjunto alguns recitais de poesia. Estes eram muitas vezes precedidos por uma conferência que enquadrava e explicava os poemas que se iriam escutar. Incluíam também, a meio, uma parte musical em que se executavam, e por vezes se explicavam, peças de compositores da época.

Foi, à semelhança desses recitais, que, 70 anos volvidos, se apresentou no dia 21 de Março de 2016, pelas 15 horas e 30 minutos, no auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, uma performance reconstrutiva desses recitais de poesia e música. O evento foi recriado pelas actrizes Helena Faria e Teresa Faria, que deram voz a poemas ditos por Manuela Porto e Maria Barroso nesses recitais, intercalados pela música de harpa medieval de Filipa Taipina. O recital foi precedido por uma conferência, sobre Manuela Porto e Maria Barroso, proferida por José Geraldo.

Read more.

---
Alessandra Eramo

Eramo: o gesticular da voz

No âmbito do 1º colóquio Vox Media. O Som na Literatura, realizado no dia 27.11.2015 no Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC – e do contacto com Alessandra Eramo – artista sonora residente em Berlim – a propósito do seu single de 7” ROARS BANGS BOOMS (2014, Berlin: Corvo Records) resultou esta pequena entrevista realizada por e-mail (23.11.2015):

 

Lado 1 | perguntas sobre a técnica

Porquê o vinil?
O vinil tem para mim e para a nossa Editora Corvo Records um significado importante, uma vez que realça o caráter háptico e físico da composição. A nossa editora publica obras de artistas que se debruçam nos seus trabalhos sobre o som e a visualidade. Esta forma de aproximação ao som através da arte visual é uma característica fundamental, dado que tanto eu como Wendelin Büchler, com quem partilho a gestão da Corvo Records, temos como formação de fundo as artes visuais.
Este modo de publicação que liga arte sonora, música experimental e arte visual oferece muitas possibilidades na forma visual do seu lançamento, como se pode observar em “Come ho imparato a volare” . Para nós, cada publicação é antes de mais um objeto de arte sonoro , editado na maior parte das vezes em exemplares limitados e numerados à mão. Os vinis portam em si o desafio a uma ação háptica. A audição musical torna-se assim propriamente um acto performativo, um ato poético.

 

Read more.

---

Agenda

Voice. And Beyond.

Voice. And Beyond.

Voice. And Beyond ARTIST TALK Alessandra Eramo        

Read more.

O Gesticular da Voz. Solo para Voz e Electrónica**

O Gesticular da Voz. Solo para Voz e Electrónica**

PERFORMANCE Alessandra Eramo Alessandra Eramo é artista sonora, vocalista e compositora, que trabalha com a voz e o ruído (noise). A sua prática artística foca-se na justaposição do prazer e da perturbação, da fragilidade e do poder, da memória e do presente, do espaço público e da intimidade. Para esta performance, a artista criou uma colagem sonora com base num …

Read more.

---