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Editorial

Car@ reader reader,

VOX MEDIA é um projeto de pesquisa do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da FLUC. O projeto visa pensar a literatura enquanto materialidade sonora, vocal e performativa, em perspetiva arqueológica ou marcada pela modernidade das tecnologias de mediação e reprodução e do experimentalismo a elas associado. Nesta Newsletter iremos dando notícia de eventos que interessam ao VOX MEDIA e das nossas próprias atividades

 

6/12/2024

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Dias VisoVox - conferências, oficinas, encontros

 Está patente na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, até ao próximo dia 30 de setembro, a exposição VisoVox: Poesia Visual e Sonora, com curadoria de Américo Rodrigues, José Alberto Ferreira, e Manuel Portela.

 Dia 27 e 28 de setembro haverá espaço para um conjunto de actividades paralelas, realizadas em colaboração com o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com o Departamento de Línguas e Literaturas da Universidade de Évora.

 O programa é o seguinte:

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Overtones

Na véspera da lua vermelha, quatro enviados Huun-Huur-Tu da República Federal Russa de Tuva apresentaram-se no Castelo de Sines FMM Sines 2018 . Toda a formalidade foi cumprida, desde a saudação respeitosa à cuidadosa afinação antes de cada música, sem esquecer a devida contextualização do local de cada prece: montanha, rio, cavalo, guerreiro... “Devem viver num sítio muito bonito”, dizia alguém no público. Com lua cheia em fundo, em arrebol escurecente, quando as quatro vozes arrancaram no subgrave, nós vibrámos também:

https://www.youtube.com/watch?v=nxpaxQqaYWk&lc=UgwwWwROtUi9-lzefwp4AaABAg

Huun Huur Tu - Ancestors (2010)

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Voz ao Canto

Afinal, por que é a voz extraordinária?

 Marina Pacheco no O’culto da Ajuda, 23/6/2018, Temporada Voz Extraordinária 2018 

…a voz — tal como na fábula de Esopo —subjetiva aquele que a emite, mesmo que seja um animal. A voz pertence aos vivos; ela comunica a presença de um ser em carne e osso; assinala uma garganta, um corpo em particular.
Adriana Cavarero (2005: 177)

É de facto admirável que um instrumento com características em geral semelhantes — pulmões, traqueia, laringe, boca…— possa ser representado por tantas faces e tomar simultaneamente um lugar tão específico na nossa perceção. A sua presença ou emissão adquire tal amplitude que se torna necessário atribuir um enquadramento. Quão amplas são as facetas do esgar vocal? Quantos ouvidos tange à sua passagem? Quais os limites de um órgão tão velho quanto a existência humana? 

O lugar da voz emana diferentes paisagens; no sentido “azguimiano”, a voz extraordinária resulta de um desafio lançado a compositores e intérpretes, ao rolar da ‘música erudita contemporânea’, das obras que colocam o elemento extraordinário (piano, percussão, voz… consoante a temporada) em destaque ou em cheque. O seu lado oculto é (com)posto a nu pela mão do programador da temporada, Miguel Azguime.

São quatro as vozes extraordinárias, 4 recitais integrados nas Festas de Lisboa 2018 durante o mês de Junho, nos dias 22, 23, 29 e 30 às 21h30 no O’culto da Ajuda, protagonizados por Katia Guedes, Marina Pacheco, o Duo Savina Yannatou e a pianista Joana Sá, e o Duo Tágide com Inês Simões e o pianista Daniel Godinho.
No O’culto da Ajuda, Travessa das Zebras, 25.

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