---

Editorial

Car@ reader reader,

VOX MEDIA é um projeto de pesquisa do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da FLUC. O projeto visa pensar a literatura enquanto materialidade sonora, vocal e performativa, em perspetiva arqueológica ou marcada pela modernidade das tecnologias de mediação e reprodução e do experimentalismo a elas associado. Nesta Newsletter iremos dando notícia de eventos que interessam ao VOX MEDIA e das nossas próprias atividades

 

6/12/2024

---
81_matlit_cartaz_summerschool5_11-14jul2017_web

Materialidades da Literatura: Summer School 5

A Quinta Summer School em Materialidades da Literatura tem por título «Processing: Oficina Introdutória» e consiste numa iniciação à linguagem de programação Processing. O curso visa introduzir a linguagem e ambiente de programação Processing, uma plataforma destinada a simplificar a escrita de programas de contexto maioritariamente visual e com larga aplicação nas artes visuais, new media e design. Neste curso …

Read more.

80_matlit_cartaz_summerschool4_3-7jul2017_web1

Materialidades da Literatura: Summer School 4

The Fourth Summer School in Materialities of Literature is titled “MATLIT-RIT Summer School” and aims to provide an introduction to research topics of the PhD Programme. The “MATLIT-RIT Summer School” results from a partnership between the PhD Programme in Materialities of Literature of the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra and the Department of English at …

Read more.

---

VARIAÇÕES SOBRE ANTÓNIO: Um colóquio em torno de António Variações

VARIAÇÕES SOBRE ANTÓNIO: Um colóquio em torno de António Variações, vai realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2017.

A Call for papers & performances, bem como toda a informação necessária, pode ser encontrada em antoniovariacoes.wordpress.com.

O Colóquio:

O colóquio propõe-se estudar, quer a obra do compositor e cantor, quer aquilo que nela é sintoma de fenómenos mais vastos – um deles, e dos mais importantes, a forma como a cultura portuguesa posterior à Revolução de 1974 tenta sintonizar-se / dessintonizar-se com o mundo exterior e, em particular, com a cultura e civilização saída dos anos 60, sobretudo aquela latamente designável como pop. O colóquio é uma proposta do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, e da área de Estudos Artísticos, ambos da FLUC, e conta, neste momento, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa, do Teatro Académico de Gil Vicente, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Rádio Universidade de Coimbra, e do Jazz ao Centro Clube.

Read more.

---
jos_cid_10_anos_entre_v_nus_e_marte.in

Discos Orfeu - Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)

Matosinhos recebe, entre 4 de Maio e 12 de Junho, uma exposição inédita dedicada à editora Orfeu, responsável pelo lançamento de discos de músicos como Adriano Correia de Oliveira, José Cid ou Sérgio Godinho.

A exposição, com curadoria de José Bártolo em articulação com Arnaldo Trindade e Noly Trindade e colaboração técnica de João Carlos Callixto, Carlos Paes, João Pedro Rocha e Heitor Vasconcelos, estrutura-se em cinco núcleos principais: No início era o verbo (1956-1959), Trovas do Vento que passa (1960-1967), Vozes da Revolução (1968-1975), Entre Vénus e Marte (1976-1979) e O fim da aventura (1980-1983).

Refere Arnaldo Trindade, o fundador da casa discográfica, em entrevista ao Diário de Notícias:

É a primeira vez que se faz uma exposição destas e que representa 60 anos de trabalho (...), representa uma época bastante importante na nossa vida, porque foi de facto uma época das trevas, do regime anterior e que conseguiu, através da vontade e do entusiasmo de um grupo de jovens da altura, fazer uma obra que ainda hoje perdura, como é a de José Afonso, a do Adriano Correia de Oliveira, do Fausto, do Sérgio Godinho, de José Cid, do António Mafra e dos poetas a gravarem as sua obras", disse Arnaldo Trindade.

Read more.

---